terça-feira, 22 de junho de 2010

Sucessor de Togakure: Jiraiya - O Incrível Ninja!



AVISO: O ARTIGO QUE VOCÊ LERÁ A SEGUIR CONTÉM SPOILERS, FRASES DE BAIXO CALÃO E PIADAS COM BANDAS COLORIDAS, UM ANIME RUIM PRA PORRA, E COM UM CERTO TIME CARIOCA. CASO VOCÊ SEJA PORTADOR DA SÍNDROME DE TROLLAGEM GRATUITA, FAVOR MUDAR DE SITE E ENFIAR UMA TOMADA NO ÂNUS E LIGAR UM GERADOR.

Grato, o dono do Blog.


Saudações, garotada!

Cá estou de volta com o Rais Fonorgrei, de cara nova, como vocês podem notar! Ainda está em construção o novo visual, mas opiniões, críticas e sugestões a respeito serão muito bem-vindas!

Fiquei um boooooom tempo ausente de postagens novas no blog, mas isso é justificável pelo tempo de vagabundagem gratuita que eu ainda posso usufruir antes da faculdade, logo, o blog ficou de lado durante todo esse tempo em que eu caí na gandaia.

Não vou prometer que esse tempo vai diminuir de novo, eu juro. Preciso cumprir minha promessa de não fazer mais promessas que eu não posso cumprir.

Agora eu notei que isso foi absurdamente redundante...



FFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUU

É... Mas enfim!

O artigo de hoje foi um verdadeiro parto, pois eu precisava me decidir entre uma sugestão de uma adorável amiga paulista, o tão prometido artigo ÉPICO (que eu não aguento mais escrever) que você provavelmente deve ter sacado qual seria, e sobre um que me veio na cabeça enquanto eu procurava vídeos no YouTube de seriados que eu assitia quando criança.

Esbarrei na abertura do marcante seriado que é título deste artigo e acabei me decidindo.

Mas os outros dois artigos serão os próximos, podem esperar!

E se você acha que o Jiraiya é um personagem daquele Anime/Mangá WAY TOO OVERRATED que eu já cansei de citar aqui como motivo de desprezo e chacota, você merece um golpe da Espada Olímpica no meio da fuça!

Aliás, acho difícil você ao menos não ter ouvido falar do Jiraiya.



Foi uma das séries japonesas de maior sucesso no Brasil no final da década de 80, e com toda a certeza uma das mais marcantes!

Exibida no à época "boom dos heróis japoneses" por estas terras pela saudosa TV Manchete, Jiraiya foi mais uma série de Tokusatsu (os famosos seriados live-action japoneses) do gênero Metal Hero produzida pela Toei Company em 1988, e exibida no Brasil no ano seguinte, pouco depois de seu término no Japão.

A série foi produzida no embalo de uma febre de redescobrimento da arte Ninja no Japão e, ao contrário do que alguns afirmam, foi relativamente bem em audiência em seu país de origem, até por ter dado uma arejada ao gênero, que vinha em uma queda vertiginosa de audiência depois das duas primeiras séries do gênero, Gavan e Sharivan.



Sim, Sheider, Jaspion, Spielvan e Metalder, as séries anteriores à Jiraiya, foram verdadeiros fiascos no Japão. O desgaste da fórmula dos Metal Heroes é apontado como um dos fatores para a decadência do gênero naquela época, por mais que todas essas séries fossem muito boas.

Diga-se de passagem, foi uma saturação similar que levou o gênero Tokusatsu para o limbo aqui no Brasil, com muitas emissoras exibindo muitas séries parecidas ao mesmo tempo, sem a menor estratégia de Marketing e planejamento.

Pasmem, até a Globo exibiu Tokusatsus! Se isso não é bizarro, eu não sei o quê mais pode ser!



.
.
.
.
.
.
.

Er... Pensando bem, tem coisas MUITO mais bizarras que isso...

Mas enfim!



A trama da série girava em torno da fonte de energia Pako, que fora trazida à Terra por uma civilização alienígena, na época do Japão medieval.

Sim, TUDO cai na Terra, é impressionante! Somos a privada para TOLETES espaciais! E mesmo caindo um bando de coisas aqui, ainda vêm gente tentando conquistar nosso planeta...

Eu, se fosse um "colonizador espacial", não ia querer um planeta com problemas de clima, corrupção aos montes, guerras por petróleo, comunistas e Rebolation. Nós devemos ser o Rio Tietê no Cosmos, é foda....

Mas enfim!

Tal energia, Pako, fora seguída de perto por dois viajantes de outro mundo: Jiraiya, que tinha a missão de proteger a energia, e Hoshinin Dell-Star, da Estrela das Trevas, que a queria para... Ah, vocês sabem o quê! Todo vilão quer algo poderoso pra DOMINAR O MUNDO! Pra fazer Miojo é que não era.

E, numa épica luta entre Jiraiya e Dell-Star, o vilão acaba soterrado em uma caverna subterrânea, e Jiraiya acaba partindo pro "3 contra 1 em Vladvostok" (você entendeu) com uma nipônica, fundando com ela a família Togakure, encarregada de proteger a tabuleta com o paradeiro da energia Pako pelos anos que se seguiriam.

Tal família desenvolve a arte Ninja de ser fodão, e séculos depois a história de Pako vira uma lenda passada de geração em geração!

E chegamos ao século 20, na década de 80, para ser mais preciso...



Tetsuzan Yamashi (ou "velho", como é chamado por nosso herói) é o chefe da casa da família Yamashi, ligada ao clã dos Togakure, que apesar de passarem a técnica Ninja do primeiro Jiraiya, vivem como uma família normal.

Isso é, na medida em que viver normalmente no Japão deve ser possível, sem lutas de robôs gigantes contra o Godzilla na esquina da padaria do bairro.

Mestre Ninja e pai de três filhos, Tetsuzan jurou após o assassinato de sua esposa de que a energia Pako nunca cairia em mãos erradas.

Quem foi o assassino? Este cara aqui:



Dokussai, um Ninja que foi treinado por Tetsuzan, porém ambicionava adquirir para si a energia Pako. Porém, ao tentar roubar a tabuleta que dizia o paradeiro de Pako, confrontou-se com Tetsuzan, e na luta, a tabuleta foi quebrada em duas metades.

Dokussai ficou com uma das partes, e monta o Clã dos Feiticeiros (ou Bonde dos Macumbeiros) para adquirir a outra parte da tabuleta, fazer Zé-Pilintragem com a família Yamashi, e assim, DOMINAR O MUNDO!!

Em uma das tentativas de roubar a tabuleta, Dokussai mata a esposa do "velho" (que aliás me lembra o Pat Morita).

Assim, para proteger Pako, o filho mais velho de Tetsuzan, o jovem adotado Toha, recebe a armadura e a lendária espada do primeiro Jiraiya, tornando-se assim o 35º sucessor de Togakure, e tendo como missão recuperar a outra parte da tabuleta de Pako e salvar a Terra da ameaça do Clã dos Feiticeiros!



Ao longo da série, Jiraiya enfrenta inimigos perigosíssimos, como os poderosos Kanin Dragon e Chang Kung Fu II, mas também encontra inimigos que depois se tornam seus aliados, como os Ninjas Lenin Wild, Homem-Míssil (SEM COMENTÁRIOS SOBRE O NOME DESTE INFELIZ), Storm, Hakushin, dentre outros!



Entre seus aliados desde o início, temos a irmã mais nova de Jiraiya, Kei, cuja identidade como Ninja é a de Eminin Emiha, e o caçula Manabu, que geralmente é o alívio cômico das histórias!



Temos também a ninja Reiha, prima distante de Jiraiya e gatinha!

Isto é, na década de 80, não sei como caralhos ela está hoje em dia...

E como não lembrar do mais FODÔNICO adversário/aliado de Jiraiya:



BARÃO OWL!

O Ninja cristão-cruzado-templário-bolado que anda de cavalo e quer livrar o mundo da miséria com o poder de Pako, cuja conversa com Tetsuzan resultou em um dos momentos mais memoráveis da história dos Tokusatsu!

Okay, ele é Vascaíno também, pelo visto... Mas que se foda! Só pelo fato de ser um Ninja-Cruzado, ele é FODA!

Não podemos esquecer também dos homens-corvo, que como bons capangas de séries japonesas que são, só servem pra tomar porrada, além dos fiéis aliados de Dokussai, no caso, Retsuga e Benikiba.



Para derrotar seus inimigos, Jiraiya utilizava de sua poderosa Espada Olímpica (cujo nome foi inventado na versão brasileira), cacarecos Ninjas, além de posteriormente o carro Black Storm e um aperfeiçoamento da Armadura Olímpica providenciados pelo Dr.Smith, após uma derrota vergonhosa para um dos Ninjas enviados por Dokussai.

Muitos duelos se tornaram memoráveis, como as lutas contra Aman Negro (que foi vivido pelo eterno Change Griphon dos Changeman, o ator Kazuoki Takahashi), Shakunin Strover, Kanin Dragon e Chang Kung Fu II, além do duelo final contra Dell-Star e Dokussai, no clímax da série!

Outros momentos marcantes da série se encontravam nas dificuldades do dia-a-dia do herói, algo até então inédito em um herói de uma série japonesa!

Sim, o Jiraiya era o equivalente ao Homem-Aranha em termo de pé-rapismo, pois ele constantemente tinha que mudar de emprego e não podia entrar na faculdade por causa de sua vida dupla como Ninja!

E você achando a sua vida difícil. Imagina ter que aturar um feladaputa com máscara de corno manso mandando equivalentes ao Louro José (tão chatos quanto), se ele treinasse Ninjutsu, para matá-lo. TODO SANTO DIA!



Conforme foi dito, a série foi bem no Japão, fato que motivou a serem criados...



BONEQUINHOS



ULTRA



FODAS!!

Se alguém estiver disposta a comprar o meu pâncreas, para que eu possa comprar o bonequinho do Barão Owl, serei eternamente grato!

Aliás, o sucesso/fracasso de Jiraiya em seu país de origem é debatido até hoje, com poucas conclusões sobre a repercussão da série por lá.

Alguns dizem (*cof* REVISTA HERÓI *cof*) que ela fracassou, pelo fato de Ninjas serem um assunto corriqueiro no Japão, enquanto outros argumentam que foi muito melhor do que as séries anteriores à ela.

Tal argumento se sustenta pela quantidade mais elevada de episódios (50, contra cerca de 43 ou 45 episódios de cada uma das séries anteriores), que não é a média de séries de pouco sucesso (é mais ou menos a média de Changeman), além do conceito original da série sucessora, Jiban (também muito conhecida pelos brasileiros), ter sido originalmente de Ninjas, e seria batizado de Technin Keiji Decker (Policial Ninja High-Tech Decker), mas foi abandonado, e por causa do sucesso do filme Robocop ao redor do mundo, a série seguiu outro curso.



No Brasil, o sucesso de Jiraiya é incontestável, com muitas das cenas dos episódios guardadas na memória de quem a assistiu na década de 80, assim como quem a viu em reprises em anos posteriores (o que foi o meu caso)!

Recentemente, foram lançados os Boxes em DVD da série, para a alegria dos fãs e saudosistas desse período mágico que foram as séries japonesas em nossas televisões!

Aliás, a série está sendo reprisada de segunda à sexta no canal NGT às 3 horas da tarde. Ou seja: se o jogo da Copa estiver um pé-no-saco, mude para a UHF NGT e assista essa memorável série, seja marinheiro de primeira viagem ou não!

Isso é, a menos que você não ligue para os (d)efeitos especiais que eram o charme destas séries. Mas macho que é macho não liga pra isso!

Exceto Vegans-comunistas-engajados-Next-Gen. Mas eles são fraldinhas, se você lê este Blog, você NÃO É um Johnson & Johnson de carteira assinada, e com certeza é alguém de muito boa índole!

EU O SAÚDO!



Bom, irmãos e irmãs do Metal, é isso. Espero que tenham gostado!

Tenho dois artigos inacabados pra botar no ar, logo, acho que a demora por um novo artigo vai ser menor!

Até lá, curtam as férias da faculdade/escola, e NÃO SEJAM patriotas de época de Copa do Mundo. Isso é horrível.

Um forte abraço, e que o Barão Owl os abençoe!

Fui!