domingo, 5 de dezembro de 2010

TÁ NA MÊS', PESSOAL! - Relembrando da TV Colosso!



Saudações, garotada do meu Brasil!

Sentiram saudades? Eu senti!

O artigo de hoje foi um verdadeiro parto de trigêmeos, pois o meu tempo de vagabundagem 24 horas acabou, logo, não tive muito tempo de escrever aqui...

Em compensação, eu já tinha este artigo engatilhado, e bem adiantado! Só tive que editar e pesquisar algumas coisas, mas aqui está!

Aliás, um adendo desde já: se você chorar de nostalgia ao ler, não me culpe!



Sim, Yoda. Não me culpe.

Nossa história começa no ano de 1993...



Naquele ano, a cúpula maior da Globo chamou para uma conversa alguns de seus funcionários mais experientes, incluindo um certo Boninho, que anos depois dirigiria uma verdadeira doença de Chagas na TV Brasileira: a versão tupiniquim do Big Brother Brasil.

O assunto da conversa: O desenvolvimento por parte da equipe de um novo programa infantil, mas que fosse diferente do Xou Da Xuxa, o então programa matinal, que em breve seria substituído pelo programa que Boninho & Cia. criariam.

Tal missão foi aceita, e nascia a TV Colosso!

Porém...



Havia uma certa apreensão por parte dos chefões da Globo em relação ao programa, e isso é natural.

Na época, Xuxa era praticamente a reencarnação terrena de Jesus no Brasil!

Isso é, se usasse saias, mandasse a Cláudia sentar lá, e aliciasse criancinhas em filmes adultos. Ou seja, era uma pessoa para quem os "reles mortais" pagavam paus de Kid Begala!

Já eu, sempre achei ela uma chata. Gostosa, porém chata pra caralho. Tá explicado por que eu não tive uma "infância mágica."

Sim, eu usei a mesma piada duas vezes. Não gostou? Me processa!

Mas enfim!



O programa Xou Da Xuxa era líder de audiência do horário matinal, logo, a Globo nitidamente não botava muita fé que um bando de bonecos vestidos de cachorros, liderados por alguém vestido de sheepdog gordinho faria tanto sucesso quanto.

Era uma fórmula muito diferente do básico "apresentadora-gostosa-que-é-legal-com-as-criancinhas-e-exibe-desenhos."

E, mesmo com o alto investimento por parte da emissora, vide a tecnologia de animatronics empregada nos bonecos da série (algo inédito por estas paragens), o novo programa era considerado uma aposta arriscada.

Mas mesmo assim, os executivos da emissora global apostavam que, no máximo, o programa daria pros anunciantes venderem balas Juquinha nos comerciais, e que isso pagasse a costureira da fantasia da Priscilla.

Para a sorte da Rede Globo (e da nossa), a TV Colosso acabou fazendo sucesso. MUITO sucesso, aliás!



No programa, acompanhávamos os bastidores de uma emissora de TV inteiramente dominada por cães, em sketches que sacaneavam sem dó nem piedade a programação global da época!

Ah, e exibiam desenhos. MUITOS desenhos!

Grandes pérolas da animação dos anos 90 passaram pelo programa, como:



- PIRATAS DAS ÁGUAS SOMBRIAS, que algum dia receberá um artigo por aqui!



- O PRIMEIRO DESENHO DOS X-MEN!



- ANIMANIACS, e suas piadas de leve cunho sexual que só entendemos depois de velhos!



- ESQUADRÃO MARTE!



- POWER RANGERS, que receberá dentro de muito em pouco tempo um artigo dividido em quatro partes, narrando a história da série.



MERDA, ESTRAGUEI A SURPRESA!

Mas vou retomar o raciocínio.



Caralhos, até o desenho do Highlander (que era uma merda) exibiram!

Diga-se de passagem, Swat Kats fez seu debut no Brasil graças à TV Colosso. Sim, eram tempos muito felizes, antes de Três Espiãs Demais...



Como a atração tinha bonecos ao invés de atores, cada personagem foi cuidadosamente criado para que tivesse o máximo de apelo possível com a garotada!

Já que não usariam do recurso da apresentadora gostosa, que ao menos usassem do recurso da diversão.

Não que com uma apresentadora gostosa não tivesse diversão. Vamos lá, você entendeu o que eu quis dizer.

Assim, nasceram personagens inesquecíveis, como a apresentadora Priscilla, o diretor de imagens Borges (que exibia os desenhos), o apresentador de telejornais Walter Gate, Gilmar e seu alterego de Supercão, o diretor da emissora JF, com seu assistente bucha-de-canhão Capachildo Capachão, e muitos outros!

Programas da emissora eram constantemente parodiados, vide o "Jornal Colossal", numa sátira ao Jornal Nacional; "Olimpíadas de Cachorro", que era a contra-parte canina do Globo Esporte; e também, as novelas "A Princesa Pirata", "Os Vegetais não Mentem", "Pedigree", dentre outras!



E como não esquecer do Le Grand Chef, e seu ÉPICO encerramento do programa?

Tal fórmula, que era um misto de Muppets com o humor em voga na época, agradou às crianças, o que fez a TV Colosso manter os índices de audiência conseguidos com o programa anterior!

E, com o sucesso, vieram os produtos, como:



- Uma HQ divertida (até onde eu me lembro), feita pela Editora Abril, e roteirizada por gente como Laércio, Angeli, e muitos outros artistas nacionais!



- Jogos da TV Colosso para PC e para Master System!

O de computador era praticamente um jogo de perguntas e respostas sobre vários assuntos, e deveras interessante!




Já o de Master System era Asterix, lançado para o mesmo console, mas com gráficos diferentes. Como era um jogo legal no original (ASTERIX, FELADAPUTA! AS-TE-RIX, O GAULÊS IRREDUTÍVEL! COMO NÃO PODE SER LEGAL???), sua contraparte "feita" (entenda-se: sucateada, como tudo que a TrecoToy faz) pela Tectoy é igualmente boa!

Isso é, se você ignorar o fato do final do jogo ser o clássico banquete do Asterix, o que não tem NADA a ver com a TV Colosso. Mas enfim...

Sim, eu mandei um Spoiler. Pode acionar os seus advogados, se você se sentiu ofendido.

A menos que ele seja Matt Murdock, não tenho medo.



Também foi feito um filme da TV Colosso, intitulado Super Colosso - A Gincana da TV Colosso, lançado em 1995!

Porém, ao contrário do programa, não foi um sucesso de bilheteria. Mas é um filme simpático, mesmo assim.

E tem a gostosa da Luana Piovani. Tudo fica melhor quando tem uma gostosa envolvida, especialmente a Luana Piovani.

Isso é, a menos que ela não resolva abrir a boca. Ô mulherzinha chata...

Mas mesmo assim eu comia. Só manter a boca dela ocupada pra cidadã não defecar pela boca, se é que vocês me entendem.



A atração durou de 1993 até 1996, quando foi substituída pela loira Angélica e seu programa Angel Mix.

Não chegava nem perto de ser bom como a TV Colosso, mas exibia desenhos legais, e eventualmente imprimia em nossas retinas Angélica dando dicas de jogos de Video Games.

Faças as contas:



+



Sim, a moça joga desde os tempos de Nintendinho, e diz a lenda que possui uma boa coleção de Video Games.

É, certas pessoas tem muita sorte.

Com o cancelamento do programa, muita gente diz que a programação infantil da Rede Globo foi ladeira abaixo, e eu concordo plenamente.

Cavaleiros do Futuro... Onde diabos eles estavam com a cabeça...?

Porém, com a expansão dos programas infantis da concorrência, há um forte boato de que a Rede Globo pode tirar a TV Colosso da geladeira dentro de muito em pouco tempo!

Torço seriamente para que isso aconteça, afinal, as crianças de hoje PRECISAM ter uma infância tão boa quanto a dos anos 90 o quanto antes.

Pricilla, chute a bunda da Maísa por mim!



O artigo de hoje está se encerrando, mas eu queria dar boas e más notícias.

A má notícia é que o Blog nunca teve uma regularidade de posts, e eu acho até chato ficar colocando fé nas pessoas de que o artigo sairá na semana que vem, quando não sai, ou ficar mudando de idéia em relação ao Post.

E, como eu não tenho mais tanto tempo para pinçar palavras por aqui, a periodicidade do Blog pode ficar ainda mais prejudicada, mas não se preocupem, pois ao menos uma vez por mês haverá um artigo por aqui!

Para acompanharem as atualizações, só acessarem: www.twitter.com/raisfonorgrei! Em meio aos quilos de besteira que eu posto por lá, haverão novidades sobre o Blog enquanto um Post novo não sai.

Também me perguntem por lá, e aqui nos comentários, o que querem ver, afinal, a opinião dos senhores é muito importante!

Já no ramo das boas notícias, eu tenho DUAS:

1 - Estou pra estrear na Rais Fonorgrei TV um Vlog! Em breve sai o primeiro vídeo, com comentários ao estilo do Blog sobre assuntos variados!

Prometo não ser um chato como Felipe Neto, e nem falar de Crepúsculo. Vou me segurar, mas não o farei!

2 - O Blog terá CAMISETAS!







Sim, dentro de muito em pouco tempo vocês poderão ostentar camisetas com os memes do Blog!

Mas isso virá com o tempo, e na medida que o Blog for crescendo. Isso é, SE crescer.

Logo, tenham calma, pois isto demandará tempo! Mas já posso adiantar que o meme do Ikki virará camiseta.

E é isso! Até o final do ano, haverá outro artigo, mas não me perguntem sobre o quê!

Até lá, eu decido.

Fiquem com Dio, e...



Que Frank Drebbin também os abençoe!

Porque nunca é tarde demais para lembrar de um pedaço da nossa infância.

Beijundas!

Twitter: http://twitter.com/raisfonorgrei

YouTube: www.youtube.com/raisfonorgrei

5 comentários:

  1. Bom demais o post! Altas nostalgias agora...me lembro que tinha no filme além da Luana Piovanni a guria que usava peruca no Disney Cruj!Good times...

    Vai ter canecas que nem o Felipe Neto? HAHAAHAHAHAHAHA Mas a camiseta do Ikki eu pago pra ter!

    ResponderExcluir
  2. mando muito ferá, não lembrava de eu ser tao pequeno qdo passava tv colosso, espero que o proximo post seja tão bom qto esse, e qto a camisa eu tbm quero !!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre o artigo foi bem escrito e sobre um assunto fortissimo a todos nós! *-*
    Parabéns dear! :D

    ResponderExcluir
  4. Excelente como sempre! Tv Colosso era sensacional. A criançada de hoje em dia realmente precisa disso. Os desenhos eram excelentes,não eram essa merda de Ben 10! Até o Cartoon ficou toscão! não tem mais Dexter,Swat Cats... Uma pena!

    ResponderExcluir
  5. ao contrário de muitos eu tinha medo da Xuxa.

    MUITO MEDO MESMO!!

    e seria bom se TV Colosso voltasse, porque aquela Tv Globinho...que Deus tenha piedade de nós

    ResponderExcluir