segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Grandes cagadas do ENEM!



Saudações, leitores e leitoras do meu Brasil!

Devo admitir ter ficado um tanto quanto deprimido com o artigo passado, que foi solenemente ignorado pelas pessoas...

Eu preparei com tanto carinho...



Ironicamente, muita gente me disse que deixou de ler porque mal tinham tempo pra entrar no computador nessa semana. O motivo?

O ENEM.

E, como no ano passado, o ENEM deu merda.

E para aqueles que vieram do planeta Krypton e não sabem o quê picas é o ENEM, vamos para um pouquinho de história!



Em 1998, para a valiar a qualidade do ensino médio em território brasileiro, o Ministério da Educação criou o Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido pela sigla ENEM.

Sim, eles estavam preocupados em saber se nós tínhamos conhecimento o suficiente para entrarmos em uma faculdade, ao invés de nos preocuparmos com a Banheira do Gugu, ou seja lá o que diabos passava na TV em 1998.

Sei que eram tempos pré-Big Brother, logo, eram bons tempos.

No começo, a prova servia somente para tal avaliação e para coleta de dados, até que em 2009, durante o governo Lula, o Ministro da Educação Fernando Haddad teve a idéia de unificar o vestibular de todas as faculdades federais utilizando o ENEM.

Porém, com o novo método de seleção, vieram cagadas. MUITAS cagadas. Por pressa em adotar o novo sistema, ou por pura incompetência mesmo, aqui está um Top 5 das maiores cagadas dos ENEM 2009/2010.

Segura o Tchan que lá vem bomba!



5 - O ROUBO DE DADOS (2010)

Então, você está lá naquele site mequetrefe do Inep para ver as suas notas no ENEM. Nada mais justo, e só você podia ver, afinal, é um site do governo. TEM que ser seguro!

Imagino a sua reação ao saber que qualquer um podia acessar os seus dados no momento em que você estivesse os acessando.



Pois é. Uma falha no site do Inep permitia acesso livre aos cadastros de mais de 12 milhões de estudantes inscritos no ENEM entre 2007 e 2009, incluindo notas no exame, RG, CPF, nome dos familiares, dentre outras informações que podem ser usadas por ladrões e falsários para QUALQUER coisa.

Qualquer coisa ilícita, é claro.

Ah, e não era mágica, nem feitiçaria. O PRÓPRIO SITE DO INEP DAVA OS DADOS SEM CADASTRO OU SENHA ALGUMA, E ESTE SEQUER FOI HACKEADO!

ERA SÓ SEGUIR AS INSTRUÇÕES DO SITE, E BINGO! LÁ ESTAVA O SEU CPF PRA TODO MUNDO VER!


Pura incompetência, eu diria.

Ou seja: se fizerem uma merda com o seu nome, agora você pode usar a desculpa que é tudo culpa do ENEM.

Fará muito sentido.

E o que esperar de segurança da Internet de um governo que determina que documentos governamentais referentes à computadores usem termos "abrasileirados", como SÍTIO ao invés de Site?

QUANDO NO MUNDO INTEIRO SE FALA SITE??

Pois é. E por falar em Site...



4 - SITE DO SISU DEU PAU (2010)

Apesar da prova ter sido adiada, e ter tido outros problemas bisonhos, FINALMENTE VOCÊ FEZ A MALDITA PROVA PARA A QUAL SE PREPAROU O ANO INTEIRO!

Então, nada mais justo do que verificar no site do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) como anda a sua vaga para o tão sonhado curso de jardinagem na Rural, não é verdade?

E aí o Site do SiSU entra em pane, e você não consegue ver porra nenhuma.



Keanu Reeves tirou as palavras de meus dedos.

Por conta de um "erro de cálculo", o Site...

Er...

Quer dizer...

SÍTIO do SiSU comportava menos gente do que podia receber. Resultado? Entrou em pane, deixou muita gente puta da cara, e fez a credibilidade do ENEM cair picas de Kid Bengala.

O que levanta o questinamento: em que porra de vestibular esses Web Masters passaram?

Um paradoxo, eu diria.



3 - O ROUBO DA PROVA (2009)

Quando foi adotado o novo sistema do ENEM, a primeira coisa que falaram é que seria "100% seguro, à prova de falhas, uma revolução no ensino superior no Brasil", blá blá blá.

Até que, no dia 1º de outubro de 2009, Felipe Pradella, Marcelo Sena e Felipe Ribeiro, empregados do consórcio responsável pela impressão das provas do Novo ENEM, roubaram-nas de dentro da gráfica, e, ao tentarem vendê-las ao jornal O Estado de São Paulo, foram denunciados para o MEC.

A polícia foi ativada, e, como a prova já tinha vazado, o exame acabou sendo cancelado, o que provocou a abstinência de mais de 1 milhão de pessoas da primeira fase da prova.

O caso segue em sigilo, mas, ao que parece, nenhum dos envolvidos foi julgado ou preso.

Nada mau para o começo de uma "revolução no ensino superior do país", não é verdade?



2 - Questões WHAT THE FUCK? (2009/2010)

Em ambas as provas do ENEM, houveram cagadas de impressão e planejamento. Mas o que acontece quando as questões da prova já são uma cagada?

Questões acerca de feijoada (?), formas geométricas em esculturas de Emanuel Araújo (??), e ESTÁTUAS DENTRO DE PISCINAS (???????) viraram rotina na já chatíssima prova do ENEM.

Sério, o que o fato de UMA PORRA DE UMA ESTÁTUA ESTAR DENTRO DE UMA PISCINA vai acrescentar em minha formação acadêmica?

E como pirocas uma estátua vai parar dentro de uma piscina é uma situação hipotética que só o ENEM sabe.

Em tempo: em todas as edições do ENEM haviam tais questões esdrúxulas. Mas a questão da estátua MERECE esta menção honrosa.

Mas nenhuma cagada se compara com esta...



1 - O CANCELAMENTO DA PROVA (2010)

A notícia está fresquinha na mente de vocês que fizeram a prova, mas nada mais justo do que recordar: por conta de cagadas de proporções ÉPICAS, como a entrada de um repórter no meio da prova portando um celular, falhas de impressão nos questionários de cor amarela, e até mesmo no cartão-resposta, a Justiça determinou a suspensão da prova, alegando que os erros causaram prejuízos aos candidatos.

Vou além, e digo que causaram prejuízos para todo o sistema educacional brasileiro.

Como confiar em um exame onde provas são roubadas, dados dos inscritos são furtados, gabaritos divulgados com erros, estudantes são colocados em locais de prova absurdamente distantes de suas residências, SÍTIOS travam por falta de planejamento, dentre diversas outras lacunas?

Pros vagabundos, tá tudo certo, mas e pra'queles que estudaram o ano inteiro para aquilo?

Frustrante é pouco.

Só peço aos cidadãos do INEPTO que saiam do maternal.

E olha que eu nem fiz o ENEM deste ano. Se eu já senti raiva das cagadas que ocorreram no ano passado, quando eu fiz, imagino como muitos devem estar se sentindo por terem sido TROLLADOS pela turma do tio Haddad.

Aliás...



Outra imagem vale mais do que mil palavras.

Este foi o Post de hoje do Blog. Agradecimento ao PH pela sugestão de falar sobre o cancelamento do ENEM!

Na semana que vem, voltamos à programação normal, com um artigo muito legal sobre a TV COLOSSO!

Não perdem por esperar.

Até a próxima!

EXCELSIOR!

Twitter: www.twitter.com/raisfonorgrei

YouTube: www.youtube.com/raisfonorgreitv