sexta-feira, 29 de outubro de 2010

RLSH - Os super-heróis da vida real!



Saudações, incautos leitores!

Primeiramente, gostaria de dizer que o Blog foi visto MAIS DE 9.000 vezes!

Sim, o Rais Fonorgrei é, oficialmente, OVER 9000!



Logo, o Banner do Vegeta estará no Blog, para comemorar a marca atingida!

E novamente, MUITO obrigado a todo mundo que cai aqui por acidente pesquisando imagens no Google, e acaba lendo e indicando pros amigos porque achou legal o conteúdo!

Críticas e sugestões são muito bem-vindos!

Aliás, a RaisFonorgreiTV tem não um, não dois... Mas TRÊS vídeos novos: um Trailer do filme da banda Ruskin, que eu pretendo fazer no futuro, a nova abertura dos vídeos, e um vídeo ao estilo clássico do Blog, marcando presença na Zombie Walk!

Dêem uma conferida, porque vale à pena!

Ah, o Blog possivelmente marcará presença na Jedicon deste ano, também! Fiquem ligados para mais novidades!

E vamos ao assunto de hoje, que surgiu de uma sugestão de uma pessoa muito irada!

Evelyn, se estiver lendo isso, os meus sinceros agradecimentos!



Eu vi Kick-Ass, e não achei nada de mais. Sério, achei muita propaganda pra pouca história.

É legal? É. Mas eu achava que podia ter sido bem melhor, pela idéia ser muito boa!

E o que o assunto tem a ver com Kick-Ass? TUDO!

O fato é que a HQ não foi inspirada em um recente fenômeno da cultura Pop, mas poderia muito bem ter sido.

Sim, enquanto eu escrevo este artigo, gente fantasiada sai por aí fazendo ações de caridade e combatendo... hã... a fome de mendigos. Poucos deles combatem bandidos de fato, afinal, sair por aí usando um Collant amarelo, capa azul-Orkut e uma cueca Zorba pra fora das calças é um ato corajoso o suficiente.

Ou é excesso de virgindade, mesmo.

Tal fenômeno, conhecido em terras de George Washington como "Real Life Super-Heroes" (daí a sigla RLSH), tem sido bastante difundido na mídia local há algum tempo, com alguns sites dedicados ao registro de novos super-heróis todos os dias.

E de todos os cantos do mundo!



Pouco se sabe das origens de tais atos de heroísmo, mas ao menos dois pioneiros são sempre citados quando se fala do assunto: Jim Phillips, o "The Fox", e Superbarrio, ambos dos EUA!

O da foto acima, The Fox, não usava fantasia, mas é considerado o primeiro Real Life Super-Hero da história, por sua luta contra os poluidores de sua região, Chicago.

Um Capitão Planeta menos prateado, mas munido de uma pá e muita boa vontade!

Faleceu em 2002, aos 70 anos de idade.



Já Superbarrio (que poderia muito bem estar no elenco de Músculo Total ou Mucha-Lucha) atendia pelo nome de Marco Rascón Córdova, um ativista social que, para se diferir dos milhares de ativistas sociais por aí, resolveu vestir uma roupa de Luta Livre e atender pela alcunha de Superbarrio!

Não, nada de Tio Ben morto, pais mortos na saída do filme do Zorro, ou algo do tipo. Apenas um gordinho que resolveu chamar atenção pra causas sociais de um jeito diferente.

É, nos quadrinhos é mais dramático...

E quem disse que você precisa ter barriga de Lobisomem do Crepúsculo pra ser um super-herói? Esse é um dos maiores PÂNCEPS que eu já vi em toda a minha vida!

Mas a saber, na melhor tradição do Fantasma, Marco se aposentou, e passou o manto para outro gordinho atender pela alcunha de Superbarrio, de identidade desconhecida.

Ah, ele (Marco) também lançou uma candidatura falsa à presidência dos EUA.

É a vida imitando a Marvel!



Como foi dito acima, existem heróis de todos os cantos do mundo, e falar de TODOS eles aqui ia demandar de uns 8 artigos só pra isso!

Mas a maioria deles tem formas de atuação parecidas: ativismo social, patrulha de seus respectivos bairros, e ajuda aos necessitados. Nenhuma delas em um Bat-Móvel, e pouquíssimos combatem bandidos, por ser vigilantismo, e dar cadeia.

Sim, a lei possui uma emenda em caso de mini-Frank Castles por aí.

E, para a felicidade geral da nação, há heróis brasileiros, e um tanto curiosos, como:



- Ciclista Prateado
, que, mesmo sem ter a cagada de ter sido arauto do Galactus, teve uma ajuda das estrelas: Trata-se do vendedor ambulante da cidade de São Paulo Eduardo Sansin, que após ver uma estrela cadente no céu, resolveu criar o personagem e fazer apresentações, com sua bicicleta altamente incrementada e pirotécnica.

Tais apresentações acontecem em passeios ciclísticos, para arrecadar fundos para instituições de caridade!

Norrin Radd ficaria orgulhoso... se estivesse vivo. Aliás, ele tá vivo ou morto? Nunca sei quando se trata da Marvel...



- Super Super Dara, uma ativista social de Salvador que alertava pais e crianças para os perigos do abuso sexual infantil.

O arqui-inimigo dela provavelmente seria o Pedo Bear, eu diria.



- Oilman, um sujeito que anda pelas ruas de Curitiba de bicicleta, com óleo corporal besuntado no Pânceps.

O que ele faz? Nada. Só vaga.

Um personagem pitoresco, não?



Para os fãs de quadrinhos, o fenômeno fica no meio termo entre o "FODA BA GARAIO, VOU FAZER MINHA FANTASIA HOJE MESMO" e o "bando de virgens sem nada pra fazer da vida".

Mas a verdade é que as ações da maioria são bastante reais, e mesmo sendo uma parcela pequena, já me fazem ter um pouco mais de fé no mundo!

Diabos, eu prefiro muito mais ver um cara vestido de super-herói fazendo boas ações por aí, do que um jogador de futebol cheio da grana que só faz cagada, e não faz nada pelas pessoas, mesmo com toda a grana que tem.

NÉ, BRUNO?

Aqui no Brasil, provavelmente a moda não vai pegar, visto que os super-heróis não estão tão enraizados na nossa cultura quanto nos EUA. E aqui é um lugar muito mais perigoso para fazer isso, também.

É... pode guardar a cueca Zorba.

Mas eu realmente torço pra que o país vire um lugar melhor pra se viver, independentemente de quem seja o nosso presidente, e de quem sejam os nossos governantes.



E é isso. Foi um Post curto, porém espero ter sido bastante informativo!

Há vários Sites que tratam do assunto, mas um em particular merece uma olhada: o Real Life Superheroes.org

Lá estão cadastrados diversos heróis dos EUA e do mundo, artigos, e muitas outras coisas legais a respeito desse recente fenômeno! Confiram, que vale à pena!

O próximo artigo do Blog será... não sei. Tô na dúvida entre duas atrações televisivas da minha (e provavelmente da sua, também) infância muito legais, que com certeza dariam artigos interessantes!

Para mais notícias, só acessarem: www.twitter.com/raisfonorgrei!

E para vídeos, só acessarem: www.youtube.com/raisfonorgrei

E pra terminar:



Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Uma beijunda para todos, e até a próxima!

EXCELSIOR!

2 comentários:

  1. Já tinha visto alguns desses "herois" em outras materias pela net, vão fazer até livro catalogando os principais deles.

    ResponderExcluir
  2. Sou mais o Super Capitalista!
    Hahaha obrigada pelos créditos, é sempre um prazer ter minhas ideias aproveitadas.
    Eu não sabia dos heróis brasileiros, hahahah que engraçado! Se eu não tivesse nada a perder, tentaria a sorte... Ou não!

    ResponderExcluir