terça-feira, 16 de março de 2010

Com mil raios e trovões! - As Aventuras de Tintim!



Saudações, bucaneiros!

Creio eu que poucos de vocês sentiram saudades, mas enfim.

(Talvez tivessem jogando Colheita Feliz...)

Mas eu senti de escrever aqui! Sério, é terapêutico!

Peço novamente desculpas pela demora pra escrever aqui, mas como eu estava ocupado resolvendo coisas da faculdade, então acho que eu tô perdoado.

Mas o artigo da vez será épico, eu juro!

Afinal, QUEM nunca ouviu falar deste repórter belga com péssimo gosto para calças e um topete estranho, acompanhado de um cachorro Fox Terrier chamado Milú, viajando pelo mundo em busca de aventuras?

E se você não se lembra do Tintim, COM UM MILHÃO DE RAIOS E TROVÕES, SEU FILHO DUMA PUTA PRENHA NO CIO!



É difícil não se lembrar dele, aliás.

Provavelmente, seus pais leram as HQs dele quando eram mais jovens. Os meus liam, e as passaram pra mim, aliás!

Passados 81 anos desde a sua criação, e mesmo sem nenhum álbum inédito desde a morte do autor em 1983, ele continua como um dos personagens mais populares das histórias em quadrinhos, e talvez da cultura Pop, como um todo!

A razão de tanto sucesso? Histórias inventivas e simples, com personagens carismáticos e ótimos desenhos, além de situações que são absurdamente críveis!

Okay, o Tintim encontra com o Homem das Neves em uma história, e isso não é algo muito verossímil.

Você já encontrou com um SASQUATCH na esquina da sua rua? Pois é. Encontrar pivetes assaltantes é MUITO mais fácil.

Mas enfim!



Se eu disse anteriormente que Tintim foi criado há 81 anos, você provavelmente sabe contar e saberá que ele foi criado em 1929, pelo quadrinhista belga Georges Prosper Remi, conhecido mundialmente como Hergé. A primeira história do personagem foi publicada no suplemento Le Petit Vingtième, do jornal Le Vingtième Siècle, com a história "Tintim no País dos Sovietes", onde ele combate comunistas!

E como todos sabemos que comunistas são maus, TINTIM COMEÇOU COMO CABRA-MACHO DESDE A SUA PRIMEIRA HISTÓRIA!

Queria que ele combatesse o Che Guevara, ia fazer um bem fudido pro mundo.

Aliás, as histórias de Tintim em algumas vezes foram motivo de muitas histórias curiosas de seus bastidores e até de controvérsia, e em sua primeira aventura não foi diferente.

O jornal onde sua primeira história foi publicada era "de direita" e católico, sendo dirigido pelo abade Norbert Wallez, conhecido como fervoroso opositor aos comunistas. Ele teria sugerido para Hergé que Tintim fosse jornalista e combatesse os comunistas em sua primeira história.

Eram tempos de pré-Segunda Guerra Mundial, se você quer saber.

Diga-se de passagem, tempos depois o abade foi preso durante a Segunda Guerra Mundial pelos ingleses por colaborar com o regime nazista.

E depois querem que eu acredite que o Joseph Ratzinger não é um NAZI!

Malditos padres pederastas...

Mas eu vou retomar o raciocínio.



A história fez um sucesso monstruoso, e como tudo que dá dinheiro nesse negócio gera continuações, Hergé continuou com as histórias do personagem, as aprimorando a medida que o tempo passava.

Veja, as primeiras histórias do herói eram IMPROVISADAS, sem nenhum tipo de pesquisa, e eram como uma boa sessão de improviso (a popular Jam) entre um grupo de músicos capacitados (como o Deep Purple): saiu bom do jeito que saiu.

Porém, quando Hergé começou a escrever uma história sobre a China, um jovem estudante chinês chamado Zhang Chongren aconselhou o autor a pesquisar mais sobre o país, para evitar furos de informação!

Algo necessário, afinal, EU tenho que pesquisar feito um feladaputa pra escrever aqui! Okay, eu uso os amigos Google, Wikipedia, sites oficiais, sites feitos por fãs, Orkut e a minha memória. Na época, o Hergé só podia contar com livros e a memória. E tinha UMA PUTA DUMA GUERRA ESTOURANDO DO LADO DELE!

Sim, eu me sinto um preguiçoso perto dele. Mas eu admito isso, OK?

E destas aventuras pesquisadas e aprimoradas, surgiram coadjuvantes inesquecíveis, como...



...o capitão Haddock, o velho lobo do mar beberrão, descendente de piratas e de temperamento explosivo, autor de alguns dos xingamentos mais cabeludos da história das HQs!

Xingar alguém de "filho da puta" ou mandar alguém "tomar no cu" hoje em dia é algo cotidiano.

Agora experimente xingar o cidadão de FARISEU, CABEÇA DE CORISCO, ICONOCLASTA, TROGLODITA ou ECTOPLASMA, por exemplo!

Ainda mais dito por alguém que é A CARA DO BUD SPENCER! Eu me borraria nas cuecas até a morte!



OLHA ESSA PORRA! SEU QUERIDO NARUTO TEM UM COADJUVANTE COM TANTA CARA DE MACHO? NÃO, NÃO TEM!

Só Hokuto No Ken teria, e olhe lá.



Temos também o Professor Girassol, um gênio surdo da ciência que anda por aí com um pêndulo, e vira-e-mexe é sequestrado por alguém...



...além dos detetives gêmeos Dupond e Dupond, notoriamente incompetentes.

E se a Interpol contrata dois durangos como esses dois, ou foi porque o "teste do sofá gay" deles foi um boquete inesquecível em seus superiores, ou foi porque ninguém mais queria o emprego.

Sério, até Os Karas eram melhores que eles. E se você entendeu a citação, você teve infância e leu os livros deles!



Temos também a cantora Bianca Castafiore, com suas cantorias irritantes e sua paixonite aguda pelo Capitão Haddock. Nesse ponto, eu diria que ela escolheu bem, afinal, que mulher não cairia de quatro por um cara que é idêntico ao Bud Spencer?



Calma Tintim, eu não esqueci do seu fiel cachorro Milú, que em muitas aventuras resolve a situação!

Há outros também, como Nestor, o mordomo da mansão do Capitão Haddock, que começou como vilão da série; o general latino-americano Alcazar, que em umas das histórias é deposto, rendendo uma das melhores histórias da série; o menino chinês Tchang (qualquer semelhança com o assistente xing-ling de Hergé não é mera coincidência), que foi salvo por Tintim mais de uma vez, dentre outros.

Isso fora seus vilões, como o criminoso internacional tabagista de merda Rastapopoulous e o ex-auxiliar do capitão Haddock, Allan.

A verdade é que sua galeria de coadjuvantes e vilões é tão boa que muitos deles mereciam histórias próprias!

Eu diria que sua galeria de coadjuvantes é tão boa quanto a do Batman. E isso quer dizer muito!

Mas há um coadjuvante curioso nas histórias, que muita gente até hoje se pergunta quem era, e...



...era o próprio autor da HQ! Ele aparecia escondido no meio da multidão nas histórias, no melhor estilo "Onde Está Wally?", e muita gente nunca soube quem era. Enfim, explicado o mistério!



As histórias de Tintim se passavam em diversos lugares do globo, como o Marrocos, a China, templos Maias (palco de uma das melhores histórias, dividida em duas partes: "Tintim e as Sete Bolas De Cristal" e "Tintim e o Templo Do Sol"), a África (onde temos a antológica cena em que Tintim EXPLODE UM RINOCERONTE COM UMA PORRA DUMA BOMBA!), até uma república latino-americana que podia muito bem ser uma fusão do Brasil com o México, ou até mesmo lugares fora do globo, como a clássica aventura na Lua!

Mas a única coisa que eu quase não via era o Tintim trabalhando. Sério, ele devia ser o repórter mais incompetente (ou azarado) do mundo! Devia trabalhar pro Meia-Hora, com suas reportagens de capa "TROPA DE ELITE VIRA FILME DE VUCO-VUCO".

Mas arroubos à parte, a série rendeu 23 volumes encadernados, e o que seria o 24º, "Tintim e a Alfa-Arte", nunca concluído por causa do falecimento de Hergé, mas foi lançado de forma póstuma, com páginas extras para explicar o fim da história.

E como tudo que faz sucesso nesse meio vai para outras mídias, Tintim rendeu:



Filmes animados, e também filmes com atores! E esta foto do filme com atores só comprova que Bud Spencer e o capitão Haddock são a mesma pessoa!



Jogos de tabuleiro ultra-raros!



Bonequinhos que eu nunca vi vendendo aqui no Brasil!



Jogos de Video Games dos mais bacanas! O da foto seria "Tintim Na Lua", uma conversão dos sistemas Amiga para o Master System, mas foi cancelado pela impopularidade do console fora de terras brasileiras e européias.

Sim, juntar Tintim + Master System seria ÉPICO!



Temos também UM PUTA DUM MUSEU dedicado ao personagem e às outras criações do autor.



Uma moeda de Euro comemorativa de 75 anos do personagem cunhada com a cara de Tintim. Tal honraria só foi concedida para realezas, ao músico Mozart, e ao Papa João Paulo II. Novamente, Naruto não tem isso.

CHUPA ESSA, NARUTO!



Eu mencionei a pequena rede de lojas dedicada à coisas do personagem?

Isso fora as adaptações para o rádio, o teatro, e especialmente para a televisão, onde foram feitas DUAS séries animadas!

Mas a primeira, da década de 50, era tão merda que ninguém lembra de que ela existiu. Corra para o YouTube e procure por ela, se quiser.



Já a segunda, feita na década de 90, é lembrada como um dos melhores trabalhos da história da animação, tendo sido um grande sucesso aqui no Brasil, onde foi exibida pelo SBT, TV Cultura e Cartoon Network. E quem nunca cantarolou o tema da abertura? Eu já!

Novamente, YouTube it, baby!

Diga-se de passagem, o desenho ajudou a popularizar o personagem por aqui, visto que nos seus tempos áureos dava picos de 3 pontos de audiência!

E pra TV Cultura, isso quer dizer MUITA coisa!

Duvido que o Sem Censura tenha essa audiência!

Recentemente, foi lançado o Box com TODOS os episódios da série que todos nós assistimos, além das HQs terem sido relançadas pela Companhia de Letras (a primeira editora do herói foi a Record). Ou seja, material pra conhecer a série não falta!



No dia 10 de Janeiro desse ano, o personagem completou 81 anos de existência, mas continua com o mesmo vigor de quando foi criado! Certas criações dos quadrinhos são atemporais, e com certeza Tintim é uma delas!

Tintim virou não só um personagem de quadrinhos clássico, mas sim um ícone da cultura Pop.

E muitas novidades ainda vem por aí, como o tão falado filme por Peter Jackson e Steven Spielberg do personagem, usando a mesma tecnologia de A Lenda de Beowulf.

Eu acho que vai ser MASSA, VÉIO!

Se você não conhece suas histórias, das duas, uma:

1) DÊ UMA PORRA DUM TIRO DE BAZUCA NA SUA CABEÇA!

2) Vá caçar suas HQs nas livrarias, procurar os DVDs da série, etc.

E não esqueça de agradecer ao Blog por este serviço de utilidade pública de introduzi-lo (ui!) à esta jóia rara dos quadrinhos!

E na próxima semana: sei lá, ainda tô pensando! Talvez um artigo mais "porra-louca", quem sabe? Tô precisando desabafar certas coisas.

Um abraço para todos, e lembrem-se: O PODER É DE VOCÊS!

AWIKA!

9 comentários:

  1. Tintim é vida !Ficou foda o post bem informativo e divertido xD Em um futuro próximo podia fazer uma saga da história do metal !Bjim

    ResponderExcluir
  2. sabe, eu sempre achei esse tintim meio peculiar demais. e outra, nao sabia que ele era tão velho.
    e só pra acabar, suas observacoes aleatorias e frases nonsenses são de rolar de rir. o post ta otimo. é grande mas você nem sente, por que o escritor é bom na piada. hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Cris também é cultura, lol! Eu também não sabia que ele era tão velho e tão tradicional!

    ResponderExcluir
  4. Muito foda! Bem explicado pros fãs e novos conhecedores! Mto foda!Empolgado pra ver o filme do Spielberg.

    Timtim tem Spielberg,Naruto deve ter no maxino um diretor chifrim em uma adaptação de bosta da Fox...

    ResponderExcluir
  5. Ju
    Tintim é vida, de fato! Vida pra caralho!

    Quando ao post sobre a saga do Metal, ia ser MUITO trabalhoso, ia demandar uma pesquisa monstruosa, até por causa dos sub-gêneros, que são milhares!

    Mas eu pretendo falar de bandas iradas aqui, seria interessante!

    Sonja
    Obrigado pelos elogios! E não ache o Tintim peculiar, ache-o irado!

    Eve
    Sim, ele é MUITO velho. E nem aparenta!

    Diogo
    Quando o filme do Spielberg sair, receberá resenha aqui!

    E Naruto no máximo tem filme animado lá nas terras dele. O que não quer dizer grandes coisas...

    Se bem que é covardia comparar os dois, é como comparar Dio com Araketu!

    Pra todos os efeitos (ou xiliques dos fanboys disso), eu só faço os comentários sobre Naruto por implicância, porque eu REALMENTE não gosto desse Anime/Mangá.

    É, eu sou um cara mal.

    ResponderExcluir
  6. Sempre lendo seu blog Cris <3 Amo ever! :D

    ResponderExcluir
  7. Ótimo o post, cara. Também acho que um post sobre metal seria trabalhoso, mas valeria a pena de qualquer jeito. Porque não um post falando sobre a história do Mário, Luigi, Bowser e compania, então?

    ResponderExcluir
  8. Eddie
    É, um post sobre Metal seria bom, mas acho que ia escapar um pouco da proposta do blog, não sei.

    Mas quem sabe? Se nego pedir... xD

    Quanto à história do Mario, tem MUUUUITOS livros, sites e o cacete falando sobre ele!

    E eu com certeza não o faria melhor que eles. Mas um jogo do Mario em especial vai receber um post aqui, é só aguardar!

    ResponderExcluir
  9. wow faz tempo já em 9 anos nostagia da porra

    ResponderExcluir