domingo, 16 de maio de 2010

O adeus a Ronnie James Dio.



O post de hoje não é engraçado, muito menos feliz.

De fato, este artigo teria mais a ver com o Rosa's Cantina, mas eu não podia ignorar isto no meu próprio blog.

Me refiro ao triste falecimento do lendário cantor Ronnie James Dio, que perdeu a batalha contra um câncer de estômago na manhã do dia 16 de maio de 2010.

O talento e voz de Dio ao lado de bandas como Black Sabbath, Rainbow, Elf, e de sua própria, geraram alguns dos melhores momentos da história do Rock, e este post é um desabafo de um fã triste com tal perda.



É difícil dizer em palavras a importância de Dio para o Heavy Metal e para o Hard Rock. Junto a outros grandes de sua época, Ronnie escreveu páginas e mais páginas do Rock pesado. E pior do que engolir o fato de que um dos maiores cantores da história do Rock/Metal não está mais entre nós, é dizer como eu me sinto. É como se um parente muito próximo de mim tivesse falecido.

E bate uma tristeza enorme ao pensar nisso.

De fato, um dos primeiros discos de Metal que eu fiz questão de comprar quando comecei a ter uma coleção foi o megaclássico Dehumanizer, do Black Sabbath, que contava com Dio nos vocais.

Cada nota musical daquele disco, cada composição, cada riff e cada palavra dita por Dio em forma de canto me faziam viajar e sonhar com o dia em que minha própria banda rodaria o mundo com um som poderoso, tal qual o som vindo de Dio e de suas bandas anteriores.

Um álbum de 1992 ainda sendo ouvido quase 20 anos depois. Este é o poder da música com Dio cantando, e o poder da música não-descartável.

Atemporal.

Clássica.



Desde 2005, eu costumo dizer que ele foi, e ainda é minha grande inspiração para tocar em bandas e cantar Heavy Metal.

Aquele garoto cresceu nestes cinco anos, mas a vontade de ter uma banda de sucesso ainda continua. Tudo por causa da audição de clássicos como Heaven And Hell, Mob Rules, Dehumanizer, Live Evil, Holy Diver, The Last In Line, Sacred Heart, Ritchie Blackmore's Rainbow, Rising, Long Live Rock And Roll, dentre muitos outros trabalhos inesquecíveis.

E é uma certa ironia do destino que no dia de hoje se complete exatamente um ano do inesquecível show do Heaven And Hell (ou Black Sabbath, mas com outro nome) aqui no Rio de Janeiro. Ver os lendários Tony Iommi, Geezer Butler, Vinny Appice e Dio juntos ao vivo, nesta que eu considero a melhor formação do Black Sabbath, foi a realização de um sonho. Aquele show foi sem dúvida alguma o melhor show que já vi em toda a minha vida, e que agora vai ter um significado muito maior para mim.



No próximo domingo, dia 23, minha nova banda (Zumbi Gailhac) tocará ao vivo pela primeira vez. No repertório, músicas de monstros sagrados como Deep Purple, Black Sabbath, Rainbow, Motorhead, Chuck Berry e, quem diria, algo da carreira-solo do próprio Dio.

Agora, toda vez em que eu tocar algum cover cuja voz tenha sido gravada em sua versão original por Dio, vai bater um certo sentimento de saudades dos tempos em que eu era um pivete empolgado que cantava sem técnica alguma, mas com vontade, e que ansiava em ter uma banda de sucesso.

É a música de mais de 20 anos atrás inspirando uma nova geração.

A verdade é que gênios como ele e os músicos de sua geração são insubstituíveis, e seria chover no molhado dizer que "não há ninguém para substituí-los".

Nunca houve um segundo Elvis Presley. Nunca houve um segundo Jimi Hendrix.

E agora, também nunca haverá um segundo Ronnie James Dio.

Ele se foi, e seja lá com qual banda você o ouvir, sua música será eterna, e para aqueles que ficaram aqui, seus fãs e admiradores, e também colegas do meio musical, só resta lembrar daquele que foi, em minha humilde opinião, o maior cantor de Heavy Metal de todos os tempos.



Agradeça a ele também por você usar o sinal característico do Heavy Metal, afinal, ele o popularizou.

O post foi curto, mas era essa a intenção. Esse post não foi pensado, e a possibilidade de escrever sobre a morte de Dio não me passaria nunca pela cabeça.

Esse dia chegou, e agora minha memória volta no tempo relembrando das minhas primeiras audições para os discos que contavam com a voz de Dio, as vezes em que cantei suas músicas, e daquele show memorável do Heaven And Hell.

É a saudade nostálgica, mas triste, de um dos muitos fãs de Dio que agora ficarão órfãos de vê-lo ao vivo detonando, como sempre fez.

Segundo o próprio Dio, ele teria adorado dividir o mesmo palco com Jimi Hendrix.
Fico imaginando a sonzeira que deve estar rolando lá em cima nesse momento.

Aqui embaixo, restam as lembranças deste grande homem e sua música.

Obrigado por tudo, Ronnie James Dio. Seus fãs e amigos sentirão muito a sua falta.

O blog voltará à programação normal esta semana. Acessem também os blog Cave Beneath The Mansion e Rosa's Cantina para outras homenagens a este ícone da música pesada mundial.

Um abraço para todos, e LONG LIVE ROCK AND ROLL!

7 comentários:

  1. Fala rapaz! aqui quem fala eh o kiko rsrsrs!

    Tristão essa notícia bombástica sobre o falecimento dessa grande referência do Metal!!

    Também deixarei minhas palavras finais no meu blog, apesar de não ter sido um de seus grandes fãs, mas reconhecer seu talento incomparável como vocalista/musico !vo te add as minha outras tripulações! depois da uma conferida la no meu!

    http://piratasdepatmos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A semana de qualquer verdadeiro headbnger e fã de Rock foi seriamente destruida por causa disso.

    O fato que ele morreu 1 ano depois de termos visto ele ao vivo torna tudo tão especial e ao mesmo tempo tão triste...

    E o bacana que sua mete te manda pequenos momentos quetem relação com o Dio que agora se tornam grandes.mas caras como Dio transcendem esse lance de morte,eles são eternos,e isso que me deixa reconfortavel...

    ResponderExcluir
  3. DIO, você é eterno. Tenho certeza que hoje você está em um lugar foda pra caralho com todos os outros mestres do Metal que já passaram desta para melhor.

    ResponderExcluir
  4. foi se um cara de voz foda , o pouco que conheci de DIO , rainbow e sua fase no black sabbath me deixaram muito feliz em conhece-lo , mas sua obra ficara imortalizada ...

    ResponderExcluir
  5. No dia 16, a primeira coisa que fiz ao levantar da cama foi receber a notícia da morte do grande Dio... não deu pra acreditar na hora, mas logo conversei com amigos e pesquisei melhor na internet, então percebi que era real, uma realidade daquelas que a gente nunca quer aceitar.

    Mas suas músicas permanecerão na cabeça de muita gente, inclusive na minha. Que a mágica esteja com todos, pelo Dio!

    WE'RE THE LAST IN LINE!

    ResponderExcluir
  6. Po cristiano, puta falta de sacanagem hein!

    ResponderExcluir
  7. Me arrepiei toda aqui, que lindo post! ^_^

    ResponderExcluir