domingo, 25 de julho de 2010

Gritos do Rambo, anões maloqueiros e Gillius Thunderhead: Golden Axe!



Saudações, gurizada do meu coração!

Ficaram com saudades? Eu espero que sim!

Tudo bem que o tempo de espera foi de um só dia, mas eu admito que estava com saudades de fazer um artigo sobre algum jogo específico aqui no Blog!

Não, AINDA não é o artigo ÉPICO prometido lááááá atrás, no artigo sobre Rock And Roll Racing. Mas este aqui será tão épico quanto, eu prometo!

Afinal, falarei aqui sobre um certo jogo que ficou nos corações e mentes da garotada dos anos 90 que jogava Mega Drive.

Vamos voltar no tempo, e falar um pouco sobre... GOLDEN AXE!

O primeiro jogo, não suas continuações.



Jogo do gênero Beat 'Em Up (ande-pra-frente-descendo-a-porrada) lançado pela Sega nos Arcades em 1989, e convertido para o Mega Drive no mesmo ano, foi criado por Makoto Uchida, a mesma mente criativa por trás de Altered Beast, outro clássico dos Arcades e do Mega Drive!

Nossa história começa no reino de Yuria, onde o TERRORÍVEL líder de um exército titânico, Death Adder, invade o castelo do reino, mantendo a princesa e o rei como reféns, além de roubar o lendário Golden Axe, uma arma de grande poder que é o símbolo do reino.

Logo, três guerreiros surgem para reverter a situação. Cada um teve um parente próximo morto por Death Adder, logo, nada mais justo do que partir pra porrada em busca de vingança, e também para salvarem o rei, a princesa, e o lendário Golden Axe, enfiando um pé na bunda do tio Death Adder e seus asseclas!

Sim, esta é a história do jogo. E você achando Stephanie Meyer literatura de qualidade. Se bem que se você acha isso de qualidade, me faça um favor e não leia o meu Blog, sério...

De fato, o roteiro do jogo bem que poderia ter sido escrito por algum membro do Manowar, de tanta epicidade (e óleo corporal) que ele exala!

Mas enfim!



Há 3 modos de jogo: Arcade, onde o bicho pega e enfrentamos o jogo completo, Beginner, para os novatos treinarem, onde não se tem todas as fases, e Duel, onde você pode duelar contra um amigo ou em duelos sem-fim (SEM PODER RECUPERAR SUA VIDA OU USAR MAGIAS) contra os inimigos controlados pela máquina. Mais ou menos como um modo Survival de jogos de luta!

Se eu disse que três guerreiros apareceram para derrotar Death Adder, você sabe contar, e também sabe que podes escolher um dos três guerreiros para assumir o comando!

Inclusive podes jogar com um amigo no modo de 2 Players, o que torna o jogo muito mais divertido!

Nosso heróis são:



- Ax Battler, um refugo de Conan e Joey DeMaio cuja mãe foi assassinada por soldados de Death Adder. Não me pergunte o que um marmanjo desse tamanho, que tem como profissão BÁRBARO, fazia ainda morando com a mãe. Controla a magia da Terra, mandando pedras no cocoruto dos inimigos.

Era pra ser o mais equilibrado dos personagens, até por ser o suposto protagonista do jogo, mas é o mais merdão. Sério, NINGUÉM joga com ele!








- Tyris Flare, a Amazona gostosa obrigatória em um grupo de heróis medievais. Teve os pais mortos pelo vilão. Mandingueira, controla a magia do Fogo, e é a mais forte com mágica, mas é a mais fraca no combate corpo-a-corpo.



- Gillius Thunderhead, o anão Tr00 Headbanger cujo irmão foi morto pelos soldados de Death Adder. Era também o favorito da galera na versão Arcade/Mega Drive, e também, como não ser?

Ele é um anão barbudo com cara de cachaceiro, usa um PUTA DUM MACHADO pra brigar, é o mais forte fisicamente, e usa a magia do Trovão, tal qual o Thor!

Tudo bem que a magia dele é a mais merda, mas mesmo assim, é muito mais irado tacar um raio num inimigo do que um pedra.

Um bárbaro cheio dos esteróides ser superado por um anão... Que vergonha.



Os comandos são simples e intuitivos. Você pode correr, dar porrada em Combos simples, estocar o inimigo que estiver vindo por trás de você, arremessá-lo, bater com a coronha de sua arma na cachola dele e pular empalando o adversário da cabeça ao brioco com sua arma, além de disparar magias que causam dano em todos os inimigos na tela!

Não é muita coisa, mas é mais do que o suficiente para chutar traseiros em Saturno!

E já que eu falei em magias...



Durante as fases, estes anõezinhos ajudantes de Papai Noel aparecerão para... encherem o cenário.

Eles também aparecem no final das fases (exceto das 3 últimas) para roubar suas coisas, tal qual pivetes em dia de arrastão.

Uma porrada bem dada neles fará com que derrubem elixires de magia, que enchem a sua barra de magia, e o permitem usá-las.

Mas elas devem ser usadas com moderação, pois quanto mais potes, mais magia você gasta, e por consequência, quando enche até o nível máximo e usa, gastará a porra toda, o que pode ser uma merda para estágios mais avançados.

Ou seja: tal qual uma boa cerveja, USEM MANDINGA COM MODERAÇÃO!

Os anões azuis derrubam elixires, enquanto os verdes derrubam frangos assados deviadamente bem-passados, que recuperam a sua vida.

Como eles guardam um frango quente devidamente temperado dentro duma sacola de catador de latinhas, é um mistério pra mim até hoje.





Durante as fases, você vai se deparar com inimigos montados em bestas, mas poderá usá-las se derrubar o oponente da montaria, e assim virar o jogo em muitas situações de perigo!

São 3 bestas diferentes, e cada uma possui um tipo de ataque, mas montado nelas, você não pode usar seus ataques regulares, exceto a magia.

Mas quem vai reclamar de porrada quando você pode fazer Peito de Peru Sadia dos inimigos com um maroto dragão vermelho que cospe fogo?



Como Golden Axe se trata de uma adaptação do jogo de Arcade, obviamente na transição para o Mega Drive ele sofreu cortes consideráveis graficamente e sonoramente, mas isso não prejudica a diversão de forma alguma!

Para compensar tais deficiências, foram acrescentadas duas fases extras na versão de Mega Drive! FUCK YEA.

Sua trilha sonora composta de ÉPICAS melodias é muito marcante, e gruda na cabeça após algum tempo jogando!

Os efeitos sonoros são levemente precários, com os inimigos gritando quando morrem como se tivessem câncer no mediatismo. Uma curiosidade dos efeitos de grito dos inimigos e dos heróis quando morrem é que eles foram retirados diretamente dos filmes Rambo: First Blood (o primeiro da franquia) e Conan O Bárbaro, filmes dos quais o produtor do jogo, Makoto Uchida, era fã assumido!

Isso é, pelo menos na versão Arcade. No Mega Drive, é só um grunhido tosco.



Os gráficos são simples, mas não chegam a causar conjuntivite nos olhos de tão feios. Sim, o jogo envelheceu muito mal, mas ainda pode ser jogado sem problemas se você não ligar pra gráficos!

A jogabilidade, conforme dito, é bem simples e convidativa tanto ao jogador casual quanto ao veterano, apesar do gravíssimo defeito no modo de dois jogadores, onde um pode bater no outro. Mas nada que, se você for bom, for MUITO amigo da pessoa com quem tiver jogando (no caso de eventuais brigas), e tiver espírito de equipe, vá atrapalhar!

Porém, a dificuldade é levemente alta, apesar dos inimigos burros. Há ainda um glitch nos inimigos que lhes permite espancá-lo ad infinutuum, até que você perca a sua vida, sem chances de escapatória! Apesar de raro de acontecer, atrapalha.

Já aconteceu muuuuuuuuuuuuuitas vezes comigo. Não sei se é azar meu ou a máquina resolvia me Trollar nas piores horas.

E é muito chato ser espancado feito um boboneco com mal de Parkinson sem chances de defesa.



O que mais pode ser dito sobre Golden Axe?

É um jogo clássico, que rendeu continuações exclusivas para o Mega Drive (Golden Axe 2 & 3, os quais eu falarei algum dia), conversões para os mais diversos sistemas (algumas MUITOS ruins), além de uma continuação megamaravilhosa exclusiva dos Arcades (Golden Axe: The Revenge Of Death Adder) e jogos spin-off da série (um de RPG para Master System, focado no merdão do Ax Battler, e outro de luta para Sega Saturn, que é bem divertido).

Não, não vou falar daquelas atrocidades que foram o Remake do jogo original para PS2 e Golden Axe: Beast Rider para PS3/XBox 360.

Sinceramente, eu torço para que a série fique no limbo por um bom tempo depois de Goldex Axe: Beast Rider, até que arrumem gente competente para trazê-la de volta à vida, do jeito como muitos fãs da série sonham!

Então, você que ficou com saudades do jogo ao ler este artigo, ligue seu Mega Drive ou baixe um emulador. AGORA! E coloque algo True Metal de trilha sonora, se preferir.

Também recomendo uma tigela de porcaritos. É a melhor refeição do Gamer pedreiro em horas de jogatina operária!



E não me pergunte como um sujeito com esta fantasia homoerótica conseguiu reunir um exército.

Okay, o machado é ameaçador, mas honestamente, eu não sei se eu ria da cara do sujeito até a minha mandíbula cair, ou se rezava ao Lemmy pra que minha mandíbula não virasse decoração do quarto desse sujeito.

E venho com boas novas sobre a Rais Fonorgrei TV: estou editando neste momento o vídeo de estréia, está ficando FODA, e esta semana ele deve ficar pronto!

O Blog complementará os vídeos, e vice-versa! Será muito bacana, eu garanto!

Logo, o Blog será atualizado quando o vídeo estiver no ar!

Até lá, comentem este artigo, e também me digam o que gostariam de ver na Rais Fonorgrei TV!

Uma beijunda para todos e fiquem com Dio!

Fui!

3 comentários:

  1. Conhcia o jogo só de nome,mas nunca parei pra jogar.Boa materiaeque venha o canal do Iotubil!

    ResponderExcluir
  2. Isso tá a cada dia melhor, não consigo parar de rir! E o vídeo ficou FODA também, "faz parar"!!!! xD

    ResponderExcluir
  3. mto bom post, golden axe classicão dos classicões e sim beast rider eh tipo de jogo que se limpa a bunda com o cd do game

    ResponderExcluir