quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Streets Of Rage: Porque porradear bandidos nunca perde a graça!



Saudações, garotada!

Este é o último post do ano, então... FELIZ ANO NOVO PROCÊS!

E como presente de Natal atrasado para as 10 pessoas que lêem este blog, e em especial para as duas que se manifestaram a respeito da enquete do post retrasado, aqui está ele, em toda a sua glória: Streets Of Rage!

HELL YEAH!

Sim, eu gosto pra caralho desse jogo, e ele é muito bom também. E você devia fazer um favor a si mesmo e parar de jogar essas bostas de World Of Warcraft e Colheita Feliz pra jogar um jogo de macho como Streets Of Rage!



Seja macho como Lemmy Kilmister que sua vida será muito melhor, eu lhe garanto.

Mas se você for garota, han, bem...

Não seja feminista, pelo amor de Lemmy! Feministas merecem andar na prancha!

Nem comunista. E isso vale pra ambos os sexos.

Mas enfim...

Dando uma colher de chá para a população fraldinha que nunca jogou um Mega Drive ou o acha coisa de velho (existem indivíduos assim, e eu espero que não sejam leitores deste blog...), vamos voltar no tempo para o ano de 1991, onde o Muro de Berlim já não estava lá, mas o mundo dos videogames travava a sua própria Guerra Fria: a guerra Nintendo X Sega.

Bons tempos...



O Mega Drive já havia sido lançado pela Sega há 3 anos (1988 no Japão), e brigava de igual para igual com o Super Nintendo pela liderança do mercado.

Apesar de não ter ido bem em vendas em seu país de origem pela falta de jogos com apelo ao gosto japonês (vou entender isso como RPG's e jogos com heroínas semi-nuas que sejam estupradas por tentáculos), ele ia muito bem no resto do mundo, mas faltava algo...

O fato é que os jogos de Beat 'Em Up (entenda-se: Ande Pelo Cenário Descendo a Muringa em Meliantes, ou jogos de porrada) eram bastante populares na época, com seus expoentes máximos na pele de Double Dragon e Final Fight.

Logo, vendo a versão (péssima, aliás) de Final Fight, da Capcom, que foi lançada para o Super Nintendo, a Sega viu que precisava de um jogo porradeiro para desbancar sua rival. Para tanto, chamou os membros remanescentes de seu Team Shinobi (pago uma coxinha pro espertão que adivinhar que jogo eles fizeram!) para criarem um jogo de pancadaria que pudesse pulverizar Final Fight, um jogo que pudesse fazer o olho da bunda cair!

Streets Of Rage foi feito, e o resto é história.

E por falar em história...




No jogo, a organização criminosa Sindicato, comandada pelo TERRORÍVEL Mr. X (sem comentários para os nomes) toma conta de uma cidade sem nome (que parece o Rio de Janeiro, e já já você verá o motivo), e a polícia não pode fazer porra nenhuma pra detê-lo, porque o Sindicato tomou conta do governo e da própria polícia, corrompendo-os com o poder do dinheiro...

Nada muito diferente do nosso "querido" estado, não?

Logo, três policiais ficam putos com isso, saem da força policial e resolvem salvar a cidade arriscando tudo, inclusive suas vidas, em... RUAS DE FÚRIA!

COOOOOOOOOLHERRRRRRRRR!

E são estes três que o jogador controlará para porradear bandidos. São eles:



Axel Stone, protagonista porradeiro viciado em videogames, segundo a descrição do jogo. Mas considerando que ele era policial, e aqui a polícia é mal-remunerada pra caralho, não me surpreenderia ele ter um Dynavision (que é "quase igual" ao Playstation 3, não esqueçam!) ou um Polystation.



Blaze Fielding, a nora que mamãe pediu à Lemmy (lembre-se que LEMMY É DEUS!): É tão gata que dói o pênis, e dança LAMBADA, além de usar uma generosa micro-saia ao lutar. Mais perfeição que isso, só se fosse ruiva, Headbanger, e torcedora do Flamengo!



E Adam Hunter, o Tony Tornado do grupo, só que porradeiro e sem um ecossistema na cabeça. Além de gostar de... Bonsai?

... Enfim!

Juntos, eles porradeiam o Sindicato, abrindo caminho por 8 fases no braço!

Ou vez ou outra com uma ajudinha (apertando o botão A)...



... do TERRORÍVEL CAVEIRÃO DO BOPE!

TREMEI, BANDIDAGEM!



Ele atira com uma bazuca...



E a bandidagem pede pra sair VOANDO da tela! Isso que é eficiência!

Os comandos do jogo são bastante simples, aliás: A você pede ajuda pro Bope, B dá porrada e C pula. Você pode também agarrar os malfeitores e lhes dar ataques como joelhadas, arremessos e até um golpe de luta-livre! Você também pode pegar armas pelo cenário, como facas, tubos de PVC da Tigre, garrafas de Skol para dar uma força!

E como em todo bom Beat 'Em Up, pode pegá-las dentro de galões, cabines telefônicas e até mesas de jantar, assim como itens recuperadores de vida, vidas extras em si, e ajudas do Bope, pois uma vez que você usa uma, não pode mais usar, a menos que colete um destes!

A dificuldade não é ameaçadora, logo, qualquer jogador casual pode experimentar. E a jogabilidade simples e não-travada ajuda bastante, também!

Os gráficos são de um jogo de 1991, e pra hoje em dia não são impressionantes, mas cumprem muito bem o seu papel! Tanto é que você pode ver latas de Coca-Cola se movendo ao vento, a água da praia se mexendo, etc.

E a música...

PUTA QUE PARIU, QUE TRILHA SONORA FODA PRA CARALHO É ESSA??

Sério, as músicas desse jogo são a cereja do bolo para um jogo memorável! Todas as melodias são altamente agradáveis, mesmo levando em conta o hardware de som limitado do Mega. O gênio por trás delas? Este durango aqui:



Yuzo Koshiro, que também compõs a trilha sonora de Actraiser (SNES), Super Adventure Island (SNES) e The Revenge Of Shinobi (Mega Drive), dentre outros jogos. E que puta trabalho ele fez, não só nestes como aqui!

Faça uma busca no YouTube por "Streets Of Rage Soundtrack" para saber do que estou falando. Elas caem super-bem na ação, além de nos forçarem a ficar no menu de Options só as ouvindo no Sound Test, de tão boas que elas são!

Agora, falando das fases, temos desafios em lugares como...



Vielas da Lapa (até os punks fedorentos são idênticos aos que vez ou outra aparecem por lá)!



Praia do Flamengo (experimenta andar de noite por lá pra ver se não vai ser uma cena de Beat 'Em Up)!



Barcas pra Niterói, Paquetá e região!



E a Torre do Rio Sul, em uma batalha épica onde você pode jogar os meliantes para a morte certa!

Colheita Feliz te permite fazer isso? Colheita Feliz te permite chamar o carro do Bope? NÃO, NÃO PERMITE, PORQUE É JOGO DE PEDERASTA!

E se você joga isso, faça um favor para a humanidade e amarre a si mesmo em um dos fogos de artifício do Reveillon e EXPLODA, seu fariseu!

... Mas enfim, voltemos ao Streets!

O interessante também é que Streets Of Rage tem não apenas um, mas DOIS finais, um bom e outro ruim, sendo que este último só pode ser conseguido jogando em dupla, o que aumenta o fator Replay do jogo!

Aliás, os inimigos do jogo também são memoráveis, como uma Tiazinha de quepe, punks da Lapa, os temíveis Shiryus voadores, e chefões, como:



ANTONIO, e seu bumerangue que dá pouco dano. Vilão bucha que é bucha morre fácil asism que aparece, é o que eu digo!



SOUTHER, um dublê de Wolverine que se teletransporta sempre que você pula.



ABADEDE (ou ADUBIDIBE), lutador com mullets de respeito.



BONGO, também conhecido como GORDÃO DO CHURRASCO, por sua habilidade de queimar a sua rosca com uma labareda vinda de sua boca! E você não pode arremessá-lo, afinal, arremessar um gordo é fisicamente impossível, a menos que você seja o Super-Homem.



ONIHIME & YASHA, erroneamente chamadas de Irmãs da Blaze. Porém tão gatas quanto!

Isso fora a dupla de Souther que aparece em uma das fases e o chefe do Sindicato, Mr. X, que o ataca com dois punks e uma metralhadora-lata-de-goiabada style!



O que mais posso dizer sobre Streets Of Rage...?

É um excelente jogo de ação, e tem um quê de clássico, já que jogos clássicos nunca enjoam depois que os jogamos!

Sério, eu mesmo vivo zerando Streets Of Rage por pura diversão, mesmo sabendo de cór e salteado quando os inimigos atacarão, qual será a música da próxima fase e a cor da calcinha da Blaze (que só seria vislumbrada nas continuações)!

O jogo foi muito bem de vendas, gerando duas continuações igualmente boas, conversões dos dois primeiros jogos para Game Gear e Master System, uma série em quadrinhos de 3 capítulos (que é uma bosta, mas enfim...) baseada no segundo jogo, além de ter consolidado a carreira de Yuzo Koshiro como compositor, ter rivalizado muito bem com Final Fight, e ter sido o segundo colocado em uma enquete da Sega sobre qual jogo merecia uma continuação para os consoles mais modernos!

O vencedor foi Nights, outro jogo muito bom!

Mas nem tudo na vida é legal, e mais de 10 anos depois de Streets Of Rage 3, ainda aguardamos um Streets Of Rage 4.

A verdade é que a Sega não é mais a mesma de antes, tanto é que ela não fabrica mais consoles, os jogos do Sonic viraram porcarias intragáveis, e as tentativas de ressureição de franquias clássicas como Golden Axe e Altered beast foram verdadeiros fiascos...

E os executivos da Sega não produziram uma continuação de Streets Of Rage porque esqueceram que a franquia existia.

Sim, eles mereciam ser torrados pelo carro do Bope!

Mas "coisas" estão acontecendo, como um recente remake do primeiro Streets para celulares japoneses, além da série ter sido colocada em diversas coletâneas de jogos antigos da Sega lançadas recentemente.

Ou seja: o sonho de um Streets Of Rage 4 não parece tão distante.

Mas enquanto isso não acontece...

Você que já conhece este jogo, ligue seu Mega Drive (ou baixe um emulador com a ROM), e salve mais uma vez a cidade, só pra matar saudades!

Se você não conhece, faça o mesmo que quem já conhece e experimente, você não se arrependerá!

Palavra de Cris.

E é isso, espero que este post tenha sido instrutivo para a sua vida gamer e que você tenha um ótimo 2010!

Nos vemos ano que vem, com outro artigo muito louco!

GRAND UPPER!

Fui!

13 comentários:

  1. streets of rage. FODASSO.
    bom.. eu acho que nada mais justo do que um post sobre...

    PODER DE DRACULA EXPLICA TUDO

    quem sabe neh? uaHUEHUE abraçao mlk

    ResponderExcluir
  2. FODAAASTICO!
    Preciso baixar essa budega, mas se eu tiver um emulador,ae que fudeu de verdade,não terei mais vida social...

    Bom 2010 pra todos!

    ResponderExcluir
  3. Caralhoooo, esse era um dos meus jogos preferidos do Mega Drive, ao lado de Battle Axe, do Shinobi, dos Sonics e de um chamado Spot.
    E isso porque eu acho videogame um saco, mas Mega Drive é o único que presta. *-*

    Até hoje guardo ele aqui em casa... e olha que ele não funciona há uns 7 anos ou algo assim.

    Poste mais sobre Mega Drive \o/

    ResponderExcluir
  4. Battle Axe = Golden Axe, certo?

    Postarei sim em um futuro próximo!

    Todos esses jogos que você citou receberão reviews, pode deixar!

    Aqui, sua infância levanta da tumba! =D

    ResponderExcluir
  5. Aliás...

    A sugestão do Baiano é um caso a se levar MUITO a sério!

    ResponderExcluir
  6. Nunca peguei muito coisa da Sega, comecei pela nintendo (super nintendo) mas estou familiarizado com esse estilo do jogo.
    Depois das reviews dos jogos 2D pretende partir pros primeiros de 3D, cara? Acredito que pelo menos algum dos posteriores você deve gostar...

    Fica por enquanto meu pedido futuro por jogos de 64! (ou de super nintendo)
    E nem vem dizer que não é coisa de macho porque 64 também foi parte da nossa infância!

    Abração, cara! (Eddie)

    ResponderExcluir
  7. SOR é lindo!!!! *O*

    E eu li a "SOR Novel", que é um cocô.

    Ri da cara de satisfação do Lemmy na foto, hauhauah e adorei as analogias com o Rio! Tá quase um Wars of Bolation, só que mais dichavado! xD

    ;****

    ResponderExcluir
  8. Grande cris o blog ta muito bom, daqui a poco voce ta melhor que o angry nintendo nerd XD

    ResponderExcluir
  9. Eddie
    Olha, eu pretendo resenhar um jogo bastante clássico de Nintendo 64 no futuro, sim!

    Só aguardar!

    Eve
    Sim, a SOR Novel é um cocô. Não mais aterradora do que a ilustração do Axel com duas metralhadoras à-lá Rambo como nos quadrinhos de Streets Of Rage, mas...

    João
    Obrigado e volte sempre!

    Mas não, nunca serei como o Angry Nerd. Ele é foda!

    ResponderExcluir
  10. Hahuaihaie um dos melhores jogos ever. Quem nunca jogou essa bosta não merece viver!

    Ótimo post, e como o verme que sou vou chupinhar a idéia (só a idéia) pro meu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Muito fooooda! Street of rage é classico dos classicos, só perde pra cadillac's and dinnosaur.

    ResponderExcluir
  12. fiz um post sobre streets of rage no meu blog mas esse teu humilhou de tao bom !!! parabens !!! grande blog !

    ResponderExcluir
  13. Jogo muito bom. Mas discordo quando disse que os jogos do Sonic são ruins atualmente. São os fãs classicstas que não aceitam que as coisas mudam, somente isso. Sonic Heroes, Shadow The Hedgehog, Sonic Colors são muito bons. Pena que essas pessoas perdidas no tempo sempre tentam achar defeito, e como elas são "maioria" acabam sendo as mais ouvidas.

    ResponderExcluir